Como Ler e Entender a Bíblia Corretamente

ler e entender a biblia

Quem precisa ler e entender a Bíblia de forma mais fácil sem ficar pedido e cheio de dúvidas? Os reis foram ordenados a ler as Escrituras todos os dias de suas vidas (Deuteronômio 17:19).

As Escrituras foram lidas em voz alta para o benefício de vários grupos de pessoas (Êxodo 24: 7; Deuteronômio 31: 9-13; Josué 8: 34-35; Neemias 8: 1-3, 8, 18; Lucas 4: 16- 21; Atos 15:21; Colossenses 4:16).

A palavra de Deus precisa ser ensinada às famílias (Deuteronômio 6: 4-9; 2 Timóteo 3:15). Deve ser lido individualmente também (Salmos 1: 2; 119: 11, 105; Atos 8: 28-32).

A Bíblia não é um livro comum. É a única revelação da natureza e vontade de Deus; só ele é “proveitoso para ensinar, repreender, corrigir e instruir os justos” (2 Timóteo 3:16).

Pode nos tornar sábios para a salvação, e a palavra é capaz de salvar nossas almas (2 Timóteo 3:15; Tiago 1:21).

Sozinha em meio à literatura mundial, a Bíblia deve ser especialmente lida. As habilidades para a leitura da Bíblia são idênticas, mecanicamente, para ler um documento secular.

Mas uma apreciação mais apurada se aplica à revelação divina, e considerações adicionais para a mensagem celestial são necessárias.

Nossa devoção à palavra sagrada deve ser tão especial quanto o próprio livro.

como ler a biblia e entende-la

Leitura Analítica da Bíblia

Precisamos ler a Bíblia analiticamente, vale a pena fazer um curso de teologia online. Deus pretende que entendamos a Bíblia, e devemos analisar as partes componentes da palavra para melhor compreendê-la como um todo.

Por exemplo, o estudante da Bíblia precisa entender as duas partes principais da Bíblia  o Antigo e o Novo Testamento.

As diferenças entre o Antigo e o Novo Testamento são críticas para “manejar corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Um bom dicionário bíblico facilitará essa regra.

Por exemplo, se planejamos ler o livro de Gênesis, devemos consultar um artigo do dicionário bíblico sobre “Gênesis”.

Uma introdução ao conteúdo aumenta nossa capacidade de entender e reter o material.

Dê uma vantagem à mente, sabendo o máximo que puder sobre a sua leitura antes de ler. Isto é verdade em relação à Bíblia como um todo, e em conexão com capítulos e versículos.

O Manual da Bíblia é uma ferramenta útil para isso; seus resumos de capítulos são um útil guia do leitor.

curso de teologia online

Seja Persistente Na Leitura Da Bíblia.

Nós devemos ler a Bíblia persistentemente. A leitura da Bíblia pode ser desencorajadora para alguns, especialmente para o novo cristão.

Ele pode se distrair com o que não é prontamente compreendido, em vez de absorver o que poderia ser facilmente compreendido.

Eu recomendo que você mantenha um caderno por perto enquanto lê a Bíblia. Anote a referência de um versículo que o deixa perplexo e continue lendo.

Agende outro horário para um estudo mais exaustivo para pesquisar o texto difícil.

Evite interromper seu plano, como regra geral, para refletir sobre um pensamento obscuro, negligenciando muito do que poderia ter sido entendido. Não permita que o desânimo se estabeleça. Continue lendo e continue.

Eu não insisto que a Bíblia deva ser lida de maneira desleixada. Devemos dedicar tempo separado e métodos comprovados para estudos mais profundos – veja Estudo Efetivo da Bíblia Uma Necessidade Urgente Para Todos.

Isso é indispensável para o nosso crescimento também. Tais projetos, no entanto, geralmente não podem ser realizados em curtos períodos de tempo.

Precisamos de uma manhã inteira, tarde ou sábado à tarde, para dedicar horas ininterruptas para esses estudos especiais.

Com perseverança e planejamento, podemos nos dedicar à leitura persistente da Bíblia, com trinta minutos a uma hora por dia.

Entenda a Importância da Bíblia.

Porque este livro é de Deus para o nosso melhor bem, devemos ler a Bíblia com expectativa. Devemos entender que a Bíblia fará por nós o que ela pode fazer por qualquer pessoa.

É útil para ensinar – o que precisamos saber. É lucrativo para a repreensão – o que devemos rejeitar e refutar. É benéfico para a correção do que devemos nos afastar e evitar. É bom para instrução em retidão o que devemos considerar sobre nossas vidas e deveres em relação a Deus e ao homem.

Espere crescer mais forte; ser encorajado e mais frutífero através do contato regular com a palavra de Deus. Por outro lado, a atrofia espiritual é a expectativa para aqueles que não abrem o Bom Livro.

Confiante de que é verdade, mas sem o seu poder, define a atitude complacente em relação à Bíblia em que o diabo, sem dúvida, se alegra.

curso de teologia distancia

Faça Parte de Grupos de Estudo.

Precisamos ler a Bíblia coletivamente. Como amigos, casais de namorados, casais casados, famílias inteiras, pequenos grupos, congregações, podemos ler a Bíblia juntos e sermos todos melhores por isso.

Em 4 de outubro de 1982, Ronald Reagan assinou uma resolução conjunta aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos. Embora seja digno de ser citado em sua totalidade, cito apenas o parágrafo final:

Resolveu o Senado e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos no Congresso reunidos.

Que o Presidente está autorizado e solicitado a designar 1983 como um “Ano da Bíblia” nacional em reconhecimento da influência formativa que a Bíblia tem para nossa Nação e nossa necessidade nacional de estudar e aplicar os ensinamentos das Sagradas Escrituras.

Desejamos e oramos para que os líderes de nossa nação resolvam fazer o que este augusto corpo resolveu.

Nós, porém, que não são vacilados pela infidelidade nem distraídos pelas complicações do mundo, o que resolvemos?

A Bíblia exige mais que os lábios dos membros da igreja do Senhor. Requer nossa atenção além de nosso afeto (Salmos 1: 2). Torne-se, ou continue a ser, um leitor da Bíblia eficaz. Isso é exatamente o que Deus quer que você seja.

Leia Mais Em – www.comoentenderabiblia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

error: Content is protected !!